segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Novelas da sua infância



O dia das crianças foi ontem, mas ainda continuo mostrando para vocês tudo que foi nostálgico na infância de vocês. E hoje vou mostrar as novelas que fizeram parte da minha infância ou de vocês. Então, vamos a lista:

1- "Cúmplices de um resgate" (2002)



A minha preferida e a mais marcante da minha infância. A história contava com a história de duas gêmeas separadas ao nascer, Mariana e Silvana. Mariana mora no povoado com a sua mãe, Rosa, e canta em uma banda do povoado onde mora. Já Silvana se prepara para ser uma superstar em uma gravadora rica com a ajuda de seu pai, Osvaldo. Porém ela não tem o dom de cantar. E como em novelas acontece tudo por acaso, ela acaba conhecendo Mariana, que convence trocar de lugar com ela. Mas, a sua mãe de mentira acaba descobrindo a brincadeira das duas e resolve sequestrar Mariana para se passar por Silvana e lançar um cd com os "Cúmplices". Bom, vou parar a história por aqui, pq daqui a pouco vou contar a novela inteira. A novela estreou no México em 2002 e exibida no Brasil no mesmo ano. A novela é muito conhecida pela troca das atrizes principais que interpretaram as gêmeas. Belinda teve que sair da novela porque já tinha outros compromissos profissionais e a diretora Rosy Ocampo esticou a novela por mais capítulos, por conta do sucesso no país. Daí a diretora chamou Daniela Luján, já famosa por "O diário de Daniela" e "Luzclarita", pra entrar no lugar, e chamou outros atores mirins pra integrar o elenco da nova fase da novela. Muitos fãs da Belinda criticam até hoje essa troca, mas eu, particularmente, gostei da novela do mesmo jeito. E eu era fã da novela e não da atriz na época. Sim, por causa dessa novela, acabei me tornando fã de Belinda na minha adolescência. Hoje, não mais, apenas a admiro. Fase de Belifan já passou haha.




2- "Carrossel" (1989)



"Carrossel" foi uma telenovela mexicana exibida originalmente em 1989 e em 1991 no Brasil. Um sucesso. E quando digo sucesso não é que foi um sucesso qualquer não. Foi SUCESSO para a época. Imagina a audiência da Globo despencar no horário nobre por causa de uma novela infantil? Não sei se foi pq "O dono do mundo", exibida na época pela Globo, era muito ruim ou "Carrossel" era boa o bastante para fazer os telespectadores mudarem de canal para o SBT. Quem não conhece os personagens Maria Joaquina, Cirilo, Professora Helena e outros?


O sucesso foi tão grande no mundo que a Televisa resolveu fazer um remake em 2002. E claro, o sucesso não foi diferente. As crianças dos anos 2000 adoraram tb. Inclusive eu quando foi exibida aqui em 2003. A única diferença nessa novela para a versão original e o remake brasileira é que os nomes dos personagens foram alterados e o nome era "Vivan los niños!" (traduzida como "Viva às crianças! - Carrossel 2" no BR).


E, recentemente, tivemos a versão brasileira para as crianças de hoje em dia. Em tempos que a audiência da televisão não anda muito bem, essa novela foi um grande sucesso quando exibida em 2012. E, gerou muito dinheiro para o Grupo Silvio Santos com os diversos produtos lançados da marca da novela.

3- "Amy - a menina da mochila azul" (2004)


A maioria dos jovens da minha idade assistiram essa quando criança. E nunca vi ninguém que não gostava. Porque sim, tinha uma história encantadora, tanto para os meninos e quanto para as meninas. Lembro até hoje das cenas da Amy presa naquele castelo com outras crianças, a troca do coração de uma boneca que fez resgatar a infância da personagem Minerva. Uma das marcantes também foi quando Amy tinha morrido no penúltimo capítulo. Ai ai, só de lembrar dessa novela me faz voltar a ser criança de novo!

4- "O diário de Daniela" (1997)


Uma novela que passou uma lição de vida para as crianças. Lembro que passava os problemas que cada um dos personagens passavam, o qual existia na vida real, como o personagem Martin que apanhava do padrasto. Mas a mais marcante foi quando a personagem Lidi morre atropelada ao salvar o irmão de Daniela, Joãozinho. Vale lembrar que os futuros atores de "Rebelde" já contracenavam nessa novela, Christopher Uckermann e Anahí, que fazia a irmã mais velha e 'aborrecente' de Daniela, a Adélia. Na época Anahí sofria de anorexia. Eu lembro vagamente de algumas coisas quando foi exibida pela primeira vez no Brasil em 2000, mas assisti a reprise inteira em 2007.


5- "Serafín" (1999)


Lembro que era muito pequeno quando passou essa novela. A história era de um garoto chamado Zezinho que faz amizade com Serafim, um anjo da guarda expulso do céu. P.S: Tinha um boneco que coloquei o nome de Zezinho por causa do personagem. haha


6- "Carinha de anjo" (2000)


Exibida no SBT em 2001, foi uma das novelas infantis de maior audiência do canal. O sucesso foi tão grande que teve até boneca da personagem Dulce Maria e foi reprisada dois anos depois no horário das 5:30 da tarde, batendo de frente com "Malhação" e "Chocolate com pimenta". A história contava de uma garota de 5 anos que estuda em um internato de freiras, já que seu pai estava em depressão pela morte de sua esposa e mãe da menina. Uma das situações bem curiosas que aconteceu no elenco foi a morte da atriz Libertad Lamarque (a Madre Superiora) no meio da novela. A personagem ficou uns capítulos sem aparecer, e depois entrou uma outra atriz (e mais nova, por sinal) para substituí-la. Lembro que o pai de Dulce Maria se apaixonava pela freira Nicole, que acaba tirando a batina para ficar com ele. E, como não esquecer da Tia Peruca...haha todos os capítulos aparecia sempre com uma peruca de cor diferente.

7- "Alegrifes e rabujos" (2003)


Exibida em 2004 no Brasil, esta foi a última novela mexicana infantil inédita exibida pelo SBT. Depois, vieram reprises das antigas e remakes brasileiros. E foi a última da faixa de novelas infantis da época, que tinha se iniciado com "Chiquititas" em 1997. Essa novela era uma espécie de Harry Potter bem mais alegre e colorido (devo ter viajado, mas não via essa novela mesmo rsrs). As crianças adoravam e lembro que foi lançado até um álbum de figurinhas, que inclusive teve sucesso com as crianças.

8- "Chiquititas" (1997)


Lembro mais das músicas do que da própria novela. Isso pq a minha irmão tinha o cd da primeira temporada (e o "Em festa" tb) e nem sei se assistia mesmo pq era muito pequeno. Mas, lembro das últimas temporadas que tinha o Carmo Dalla Vecchia, Kayky e Sthephany Brito, Marcos Pasquin, Flávia Monteiro (dã, ela era a Carolina), Carla Diaz, Jonatas Faro e se eu não me engano, lembro da Débora Falabella e Fernanda Souza também. Foi um estouro. Toda garota queria fazer festa das Chiquititas. Mas, qualquer criança nascida nos anos 90 deve se lembrar de alguma relacionada aos órfãos do Raio de Luz né? E esse sucessão que teve gerou um remake para os dias de hoje, que está sendo exibido atualmente pelo SBT. Mas o sucesso de hoje não se compara com o antigo, e isso pq lembro.

9- "Amigos para sempre" (2000)


Exibida em 2001 no Brasil. Foi a primeira telenovela da atriz e cantora Belinda. Não assistia essa novela, mas lembro dela sendo exibida. A história focava bastante no tema amizade. A trama abordou também o tema das crianças com síndrome de down, um tema não muito falado nas novelas até então, que posteriormente iria ser bem tratado em "Páginas da vida" em 2006. A novela não teve muito sucesso aqui no nosso país, mas no México sim, e tem uma história muito boa como as outras citadas.

10- Novelas da Angélica


Quem não se lembra da época que Angélica apresentava o Angel Mix e tinha as suas novelinhas dentro do programa? Primeiro veio "Caça-Talentos" em 1996, com a história da fada Bela. Foi recente reapresentada no canal Viva, com nada menos que 567 capítulos. Durou muito tempo no ar! Depois, veio a "Flora Encantada" em 1999, que abordava o tema de preservação da natureza e cidadania. E, por último, veio "Bambuluá" em 2000. Dessa última me lembro e adorava assistir. Nessa fase estava deixando de ser exibido o "Angel Mix" para a "TV Globinho", mas a novela da loira continuou sendo exibida até 2001, quando ela decidiu ir apresentar o quadro Video Game para o Video Show.

E aí, quais que vocês gostavam? Sentiu falta de alguma? Comentem.

Um comentário: