domingo, 9 de novembro de 2014

As músicas mais marcantes dos anos 80 - Parte final

Hoje encerramos a última parte do nosso especial das músicas mais marcantes da década de 1980. Espero que gostem da última seleção que trago para vocês, as mais bem colocadas.



15° "Dancing with myself" - Billy Idol (1981)


14° "I wanna dance with somebody" - Whitney Houston (1987)

Considerada uma das melhores músicas dos anos 80, conquistou o topo das paradas musicais em 13 países. A canção a cantora receber o seu segundo Grammy na categoria de "Melhor Perfomance Vocálica Feminina Pop".


13° "When doves cry" - Prince (1984)

Foi o single mais vendido no ano e o primeiro do cantor a conquistar o topo das paradas, permanecendo por 5 semanas na Billboard Hot 100.


12° "Another one bites the dust" - Queen (1980)

Música que estabeleceu a conexão do rock utilizado nos primeiros anos da banda e com outros ritmos como o funk. O videoclipe mostra Freddie Mercury de jeans e com bigode, dando um novo visual para banda. Foi lançado como single a pedido de Michael Jackson.


11° "Hungry like the wolf" - Duran Duran (1982)


10° "Boys don't cry" - The Cure (1986)


9° "Jump" - Van Halen (1984)

Canção mais popular da banda, sendo a única que alcançou a primeira posição na Billboard Hot 100. Com uma música mais pop até então (com uso de sintetizadores, o que era comum nas músicas populares), o single modificou o estilo da banda nos anos posteriores, se tornando mais pop do que o hard rock que costumava fazer antes.


8° "With or without you" - U2 (1987)

Considerada uma das melhores canções de todos os tempos pela revista Rolling Stone, a música ficou por três semanas no topo das paradas americanas.


7° "Girls just wanna have fun" - Cyndi Lauper (1983)

Considerada como um "hino feminista", é considerada uma das canções de maior relevância da década. Curiosamente, a canção foi escrita de um ponto de vista masculino, sendo até gravada anteriormente pelo cantor Robert Hazard.


6° "Don't stop believin' " - Journey (1982)

Considerada como a música assinatura da banda, era um hit no top 10 da Billboard na época. Atualmente, é conhecida por ter sido o primeiro single cover do seriado "Glee", em 2010. O cover fez tanto sucesso que fez a canção original alcançar mais de dez milhões de downloads no ano, algo que não acontecia geralmente com canções lançadas antes dos anos 2000.


5° "Take on me" - A-Ha (1985)

Classicão dos anos 80. Alcançou o topo da Billboard Hot 100, sendo a única da banda a conseguir tal feito. O videoclipe, bem inovador para a época, ganhou 6 prêmios no VMA daquele ano.


4° "Like a virgin" - Madonna (1984)

Considerada a canção assinatura da cantora, muitos críticos a definem como a música que a "cimentou" no cenário pop. A letra foi escrita por Billy Steinberg e Tom Kelly. Steinberg disse que a canção que a música foi inspirada em suas relações pessoais de romance. Inicialmente, a canção não era para ser interpretada por Madonna pela sua voz não se adequar a música, e sim de Kelly, mas mudaram de ideia depois. A letra da canção é ambígua e consiste de insinuações escondidas. Podem ser interpretadas de maneiras diferentes e para pessoas diferentes. Apesar de seu efeito provocante para a sociedade (por falar de sexo), a canção foi bem aceito aos jovens, algo que se tornou positivo para a carreira da cantora anos mais tarde.


3° "Sweet child o'mine" - Guns n' Roses (1988)

Canção conhecida pelo riff de guitarra por Slash, juntamente pelo vocal de Axl Rose. É considerada uma das melhores canções do fim da década, permanecendo por duas semanas nas paradas americanas. A "doce criança" referida na música é Erin Everly, namorada do vocalista na época. Foi feita uma versão mais curta da música para as rádios e para a exibição do vídeo na MTV, o que gerou desconforto para a banda e para os fãs.


2° "Billie Jean" - Michael Jackson (1983)

Inicialmente rejeitada pelo produtor Quincy Jones, a música foi marcada por sua distintiva linha de baixo e pelos soluços vocais de Jackson. Liderou a parada de diversos países, como Espanha e França. Permaneceu por sete semanas consecutivas nos EUA, tornando-se o maior sucesso do cantor no país. O videoclipe quebrou as barreiras raciais na MTV, sendo o primeiro o primeiro vídeo de um artista negro a entrar no canal, que na época desconhecido, se tornou um canal popular. A música é marcada pela perfomance ao vivo, onde o cantor faz pela primeira vez o Moonwalk na festa de 25 anos da Motown, em 1983.


1° "Livin' on a prayer" - Bon Jovi (1986)


Faixa Bônus:

Uma música muito boa, clássico dos anos 80 e que esqueci de colocar na lista.


Espero que tenham gostado da minha lista. Se puderem, comentem aqui embaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário